Transição

Distribuição dos kits digitais em Pelotas atrai telespectadores

Entrega dos equipamentos está sendo feita há duas semanas e termina no dia 28 de novembro, data do desligamento do sinal analógico

Paulo Rossi -

Por Marina Amaral
[email protected]

A forma como a televisão é transmitida passa por mudanças: o sinal analógico será desligado e substituído de forma integral pelo sinal digital. Para continuar assistindo à televisão com alta qualidade sem precisar adquirir outro aparelho com conversor digital embutido, beneficiários do Bolsa Família e outros programas do Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar e retirar seus kits digitais de graça. Em Pelotas, esse processo ocorre há duas semanas na avenida Bento Gonçalves, 3.041, e se estenderá até o dia 28 de novembro, quando o sinal analógico será permanentemente desligado.

A distribuição dos kits está sendo feita pela Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), por meio de agendamento por telefone ou pelo site da instituição (www.sejadigital.com.br/). Os beneficiários podem escolher a data e a hora que desejam ser atendidos. No dia marcado, eles recebem o kit gratuito de TV digital que contém um conversor, uma antena e os outros materiais necessários à instalação do aparelho. É feito um treinamento para que todos saiam com as informações necessárias. Caso alguém tenha alguma dificuldade durante o processo de instalação, pode retornar ao local até o dia 28 de novembro.

Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar seu kit gratuito. O cidadão que está com dúvidas e não sabe se tem o direito de receber o benefício, pode entrar em contato com o número 147 para confirmar. Ao ligar, é preciso informar o CPF ou o Número de Inscrição Social (NIS). De acordo com a gerente regional da Seja Digital, Márcia Cavalcante, os funcionários possuem uma lista com os nomes de todos os beneficiários. Ela incentiva que, quem ainda tem dúvidas, ligue o quanto antes.

Márcia ainda afirmou que em Pelotas há uma adesão muito significativa à distribuição dos aparelhos. Metade da população já fez o agendamento e cinco mil dos 22 mil kits disponíveis já foram retirados. A Seja Digital é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel. Existe desde 2014 e a partir de 2016 vem distribuindo os aparelhos gratuitamente. Até agora, mais de dez milhões de kits foram entregues.

A população aprova o sistema de retirada do kit de TV digital. Jovina Gonçalves contou, após receber os equipamentos, que o agendamento foi fácil e todo o atendimento muito rápido. A explicação sobre a instalação dos conversores foi elogiada por Daniela Soares, que também achou fácil e afirmou que o processo é bem explicado.

Também é importante lembrar que, com o fim do sinal analógico, a internet móvel ficará mais rápida. “É uma revolução na comunicação do Brasil”, destacou Márcia Cavalcante.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministros aprovam orçamento do STF para 2019 Anterior

Ministros aprovam orçamento do STF para 2019

Próximo

Sanep divulga resultado de licitação da coleta de resíduos da saúde

Deixe seu comentário